
Numa altura em que estamos às portas do Verão, o tempo convida a um delicioso barbecue no jardim na companhia da família ou amigos. Os churrascos são, aliás, uma boa desculpa para juntar pessoas que não se encontram há algum tempo à volta da mesa. Se quando a comida as opções são evidentes, já quanto aos vinhos, podemos dar algumas dicas. Aqui ficam alguns vinhos de todo o mundo excelentes para acompanhar um barbecue.
Vinhos para acompanhar um bom barbecue
Deixar a conversa fluir
O Bordiere Nord Syrah Grenache é uma excelente opção para manter a conversa durante toda a tarde e deixar embalar os assuntos. Muito leve, majestoso, com notas frutadas, é um vinho especialmente indicado para um barbecue.
Acompanhar o pôr-do-sol
Um excelente vinho para acompanhar o pôr-do-sol a dois ou em família é o Dolcetto D'Asti 2013, um excelente vinho, que mistura o tom frutado da cereja com um toque licoroso no final. A não perder.
Carnes grelhadas
Um vinho que vai muito bem com as carnes grelhadas é o La Chasse Reserva 2013, da região francesa da Costa do Reno. Tem um toque de carvalho e é extremamente rico e robusto.
A magia do fim de tarde
A força de um tinto
Quando a carne estiver a sair do barbecue, pode «abrir as hostilidades» com o Chateau Bru Lagardette Cahors 2012 tinto. Trata-se de um tinto poderoso e ideal para acompanhar um bom naco de carne bem grelhada.
Apimente a refeição
Se gosta de acompanhar os grelhados com um toque de pimentos, o Puertas Antiguas Shiraz é o vinho ideal para a sua refeição. É um néctar ideal para quem gosta das refeições um pouco mais «picantes».
Um toque argentino
Se é apreciador das suculentas carnes das pampas, vai adorar este vinho. O Malbec Mendoza é um vinho tinto frutado, com um ligeiro toque de carvalho e ideal para acompanhar grelhados de carne argentina.
Frescura da tarde
O Chianti é um vinho italiano que se serve fresco e tem milhões de seguidores em todo o mundo. Não é para todos os paladares, mas pode constituir um excelente acompanhamento para um barbecue.
Ao cair da noite
À medida que a tarde avança e a noite vai espreitando, experimente um tinto fresco e cativante do outro lado do mundo. O Pinot Noir da Nova Zelândia junta o exotismo da framboesa com um tom licoroso, perfeito para uma conversa de final de dia.