A falta de segurança num barbecue até pode originar queimaduras graves
Um «mestre de barbecue» não deve apenas preparar deliciosas refeições ao ar livre.
Para ter a certeza de que cada uma das pessoas à mesa irá guardar esse momento no conforto das boas memórias, torna-se importante salvaguardar que absolutamente tudo irá correr na perfeição… e com a máxima segurança!

Realmente, todos os pormenores são importantes na concepção de um barbecue.
Até aquele momento em que se acende a brasa do grelhador. Afinal de contas, neste primeiro passo, o «cozinheiro de serviço» tem de evitar a utilização de álcool líquido ou de qualquer combustível, uma atitude que pode gerar seríssimas consequências, inclusive queimaduras graves.
Por outro lado, a própria posição em que se situa o aparelho é importante: o melhor é mesmo colocar o barbecue numa área aberta e ainda completamente abrigado do vento, caso seja possível.
Eis outro conselho de relevância: é completamente proibido lançar água nos grelhadores, quando estes ainda se encontram quentes.
Trata-se de uma forma de evitar muita fumaça.
Como já deve ter concluído, o bom senso é tão necessário como ter uma mãozinha para a culinária.
Por esse motivo, os cozinheiros sensatos devem seguir outras regras, para além das que foram referidas anteriormente. Manter as crianças afastadas do barbecue é um dos conselhos mais úteis.
Temperar com sal grosso e conciliar a carne com uma refrescante salada: eis alguns conselhos importantes para assegurar um barbecue saudável
Não se sinta rejeitado, se estiver em dieta e os seus amigos combinarem um barbecue de um dia para o outro! A verdade é que um churrasco também pode ser saudável, satisfazendo igualmente as necessidades de todos aqueles que desejam ficar em linha.
Por exemplo, sempre que se menciona a palavra «barbecue», existe imediatamente uma associação a uns molhos super, hiper e mega calóricos! Mas sabia que estas refeições ao ar livre conseguem sobreviver sem estes temperos? Não faltam alternativas: desde ervas a gosto a vinho branco, sem esquecer o alho e até a cerveja.
O sal grosso também é recomendado.
É que este tipo de ingrediente não se prende muito à carne, localizando-se mais à superfície do alimento, o que contribui para que haja uma menor ingestão de sal. A acrescentar que não há uma quantidade ideal de sal grosso para colocar na carne.
Resta mais um conselho: o melhor é evitar – ao máximo – aquelas riscas pretas que se formam no exterior da carne.
Afinal de contas, trata-se de substâncias com potencial risco cancerígeno. Mas se não o conseguir, inclua no barbecue uma boa quantidade refrescante de salada: realmente, os antioxidantes conseguem combater as componentes cancerígenas que existem na carne.