




Casa Arriaga
A instalação do recuperador de calor Kalfire W90/47 S na obra de recuperação de um palácio em Lisboa, conduzida pelo gabinete de arquitetura Aires Mateus e Associados, reflete uma abordagem cuidadosa e de alta exigência técnica, própria de um projeto com grande complexidade. O modelo escolhido combina eficiência energética com um design sofisticado, adequando-se às necessidades de conforto térmico e estética do espaço em questão.
Este sistema de recuperação de calor não só otimiza a eficiência energética, como também se integra de forma harmoniosa ao ambiente, respeitando as linhas arquitetónicas elegantes e modernas propostas pelos arquitetos. A precisão na instalação e a escolha de materiais de alta qualidade são cruciais para garantir o máximo desempenho e durabilidade do equipamento, assegurando, assim, o sucesso deste empreendimento.
Precisa de apoio para o seu projeto? Nós podemos ajudar!
Arquitetos

Manuel Aires Mateus
As Casas da Arriaga representam uma área total de intervenção de 4.320m2, repartidos entre habitação, estacionamentos, jardins e outros espaços exteriores. Construídos em 1888 como morada de uma só família, os dois edifícios na Rua da Arriaga, paralela ao rio, foram reinventados com o mesmo intuito do seu proprietário original: a ideia de herança e continuidade, de casas que são lugares de retorno e criação de memórias. No ilustre bairro da Lapa, que estende o seu charme sereno do topo de uma das colinas de Lisboa rumo ao Tejo, ao som dos sinos da Basílica da Estrela e da folhagem dos jardins, as fachadas pombalinas, simétricas entre si e de traça nobre, foram recuperadas, mas manteve-se a qualidade artística original, como os varandins de ferro trabalhado, com o intuito de criar uma sintonia entre manutenção do que é histórico, genuíno, e as necessidades da habitação contemporânea.