Os Recuperadores de Calor e as Lareiras são dos sistemas de aquecimento preferidos para aquecer as habitações. Seja qual for o sistema de aquecimento, existem modelos de recuperadores e de lareiras que oferecem uma ótima experiência para o utilizador. Mas, hoje, vamos mostrar algumas razões para escolher um Recuperador de Calor em vez de uma Lareira tradicional, com um sistema aberto. Antes de tomar decisões e avançar com a compra, é essencial que saiba ao certo quais são as maiores vantagens dos Recuperadores de Calor.

As diferenças de funcionamento entre um Recuperador de Calor e uma Lareira tradicional
Um Recuperador de Calor é um aparelho de aquecimento que permite recuperar o ar quente que resulta da combustão. Para isso, conta com uma estrutura vedada composta por:
- Uma câmara onde o combustível se converte em calor;
- Um vidro vitrocerâmico que incorpora uma porta, com abertura de guilhotina ou lateral;
- Canais de ligação ao exterior que servem para retirar ar frio para a combustão.
É dentro deste sistema fechado que, depois de produzido, o calor recircula e é reaproveitado. De seguida, é distribuído para a habitação através de grelhas e do vidro. Por outro lado, as Lareiras tradicionais, com um sistema aberto, apresentam duas estruturas principais:
- Uma câmara onde o combustível é queimado;
- Uma chaminé por onde se retira oxigénio e por onde saem os fumos resultantes da combustão.
Importante: quando falamos de Lareiras modernas e atuais, estes equipamentos incluem também um vidro de proteção. Neste caso, o seu funcionamento assemelha-se ao dos Recuperadores de Calor.
Além disso, tanto os Recuperadores como as Lareiras fechadas podem funcionar com diferentes combustíveis, como a lenha, pellets ou até a gás. Com as Lareiras abertas, a única opção é a lenha. Outro fator a ter em conta é que é possível instalar um Recuperador de Calor numa Lareira aberta já existente, fechando-a.
As mais-valias de um Recuperador de Calor face a uma Lareira tradicional
Dado o seu funcionamento, existem diversos benefícios em instalar um Recuperador de Calor em detrimento de uma Lareira tradicional aberta. Vamos descobrir quais são.
É mais eficiente
Os Recuperadores de Calor têm uma eficiência de aquecimento do ambiente mais elevada, pois permitem recuperar quase na totalidade o ar quente gerado. O facto de se tratar de um equipamento vedado também reduz as perdas de calor, contribuindo para a sua eficiência.
Tem um rendimento superior
Os Recuperadores de Calor apresentam rendimentos muito superiores aos das Lareiras, uma vez que o calor produzido pela combustão dos materiais é reutilizado. Instalar uma Lareira com um Recuperador de Calor da Kalfire, como o modelo W71/62 F, por exemplo, oferece-lhe um rendimento de 83%!
O facto da câmara de combustão estar menos exposta ao ar, graças ao vidro de proteção, também contribui para que estes aparelhos rentabilizem melhor o combustível.
Em comparação, o aproveitamento do calor da Lareira será sempre inferior, uma vez que a maioria do ar quente ascende pela chaminé em conjunto com o fumo, perdendo-se.

Facilita a limpeza
A utilização de uma Lareira tradicional aberta implica a limpeza regular das cinzas formadas, após o arrefecimento do aparelho. Em comparação, um Recuperador de Calor produz menos cinza. Assim sendo, as tarefas de manutenção de limpeza são mais simples e rápidas de realizar.
É mais autónomo
A autonomia de funcionamento é uma das principais diferenças entre um Recuperador de Calor e uma Lareira.
Enquanto que uma Lareira exige uma atenção quase constante para controlar o fogo, um Recuperador de Calor permite-lhe usufruir do calor com toda a comodidade. Regra geral, o seu depósito tem capacidade para aguentar mais de 20 horas ligado!
Esta autonomia está relacionada com a tecnologia dos Recuperadores, que também permite a sua regulação. O modelo Ultime 1050-50 da Metalfire é um dos exemplos deste funcionamento tecnológico – apresenta um nível de autonomia elevado que lhe permite continuar a trabalhar por horas mantendo a eficiência, dada a tecnologia de combustão dinâmica.

É mais versátil
Uma vez que pode dispensar chaminé, é possível instalar um Recuperador de Calor em quase qualquer parte da casa. Basta que existam as condutas necessárias que o liguem ao exterior da habitação.
Protege mais o ambiente
Ao contrário das Lareiras abertas, os Recuperadores de Calor libertam poucos fumos e gases para a atmosfera. Por isso, são considerados amigos do ambiente. Um dos exemplos é o modelo W53/50 R da Kalfire, que é um dos aparelhos mais ecológicos da atualidade a nível mundial! Ao terem um rendimento mais elevado do combustível, os Recuperadores também permitem poupar recursos, fazendo aumentar a sua sustentabilidade.

Aumenta a segurança
O vidro dos Recuperadores faz com que sejam mais seguros, quando comparados com sistemas abertos, visto que a probabilidade de saltarem partículas incandescentes é inexistente com a porta bem fechada. Este vidro também protege a saída de gases e fumo, o que aumenta a segurança dos habitantes. Por outro lado, uma Lareira aberta sem Recuperador de Calor é menos segura, pois, com a câmara de combustão aberta, a libertação de partículas prejudiciais à saúde é maior.
Aproveite a experiência da Pedra e Decoração para comprar o sistema de aquecimento certo para si!
Depois de saber quais são as vantagens dos Recuperadores de Calor em relação às Lareiras tradicionais, é hora de refletir sobre as suas preferências. Na Pedra e Decoração, conta com profissionais experientes que podem partilhar as mais-valias dos diferentes sistemas de aquecimento. Desta forma, podem ajudar na escolha entre um Recuperador de Calor e uma Lareira. Encontra ainda uma gama de equipamentos variada e de qualidade premium. Com o nosso apoio, fará da sua casa um lugar mais acolhedor. Ver Recuperadores de Calor