
Se está a pensar adquirir um equipamento de aquecimento, as salamandras a pellets poderão muito bem ser a solução ideal para si. As salamandras a pellets podem ser instaladas em qualquer parte da casa, e sem nenhum dos incómodos fumos ou cheiros de uma lareira tradicional a lenha. As salamandras a pellets são uma alternativa que tem vindo a ganhar cada vez mais relevância dentro da área de especialidade destes equipamentos.
Quais são as vantagens das salamandras a pellets?
Os pellets são uma forma de biocombustível feito a partir de matérias-primas tais como a serradura e outros resíduos de madeira, o que permite atingir elevadas temperaturas a partir de equipamentos simples e económicos como as salamandras, as lareiras ou os recuperadores de calor. Sendo uma forma de energia disponível ao longo de todo o ano, os pellets são considerados uma alternativa ecológica à lenha ou a outras fontes de alimentação como o gás ou a electricidade, visto utilizarem apenas restos de madeiras que não são aproveitados, colmatando assim a tendência de reciclagem de materiais cada vez mais em voga. Considera-se que este é um tipo de combustível limpo e pouco poluente, uma vez que a libertação de compostos e fumos nocivos é bastante reduzida aquando da utilização de salamandras a pellets. Estes equipamentos possuem alto poder calorífico e uma combustão eficiente, pois permitem uma chama estável e mais duradoura que a dos combustíveis mencionados acima. Na Pedra e Decoração existe grande variedade de salamandras a pellets, sendo possível adequar o modelo a adquirir aos critérios de relevância para cada cliente em termos de materiais de construção e estilos de design.
As salamandras a pellets são uma boa alternativa às salamandras a lenha?
As salamandras a lenha representam a tradição no seu estado mais puro, uma vez que se aproximam mais do conceito original de lareira. Todo o ambiente de conforto e familiaridade criado em torno do fogo é uma experiência promovida por este tipo de equipamentos.

Apresentam-se como uma alternativa de baixo custo às salamandras a pellets, já que o custo de aquisição da lenha é, duma forma geral, mais reduzido. Contudo, há que ter em conta que as lareiras a lenha possuem uma autonomia inferior à das lareiras a pellets. Por outro lado, a estrutura de uma lareira a lenha é aberta, de forma a poder alimentar-se o fogo sempre que necessário. Isto cria um outro constrangimento, quer em termos de fumos e cheiros que ficam retidos no espaço, quer em termos de riscos de segurança no caso de algum material incandescente poder saltar da lareira e infligir queimaduras a quem o estiver a manusear, ou até mesmo causar danos materiais no espaço próximo. Após feita a escolha do modelo mais adequado às suas necessidades, será sempre relevante inteirar-se das normas de segurança de instalação e utilização do equipamento, de forma a poder usufruir-se da salamandra com todo o conforto e a máxima segurança.