Procura uma alternativa eficiente e não muito dispendiosa para aquecer a sua casa neste Inverno? Os recuperadores de calor a lenha poderão decerto entrar na sua lista de equipamentos a ter em conta. Funcionando exactamente do mesmo modo que as lareiras convencionais, mas sem o inconveniente do desperdício de energia útil nem a obrigação de ter uma chaminé, provavelmente até será capaz de os encontrar a preços mais competitivos e aliciantes para o seu bolso.
Uma vez que as tendências de design estão sempre a mudar de ano para ano, pode até ser possível que encontre recuperadores de calor baratos em época de promoções.
Dar uma oportunidade às 'lareiras do futuro' não é ir contra a tradição do aconchego do fogo a que se acostumou durante toda a sua vida.
É,sim, aproveitar esse aconchego ao máximo e poupando dinheiro.
Como sei que os recuperadores de calor a lenha são a escolha certa?
Os recuperadores de calor a lenha são bastante semelhantes às lareiras (na verdade, são comummente conhecidos como 'lareiras com recuperação de calor').

Porém, enquanto os primeiros aproveitam 80% de toda a energia resultante da combustão, as últimas só potenciam 20% - percentagens que indicam o quanto de conforto e calor pode ser-lhe proporcionado... ou, por outro lado, aquele que anda a perder.
Este aproveitamento de energia deve-se muito em parte aos materiais com que é construído um recuperador.
Ao invés de ser feito de tijolo ou pedra, absorvendo e retendo o calor em vez de o emanar, é feito de chapa de aço ou de ferro fundido, complementados com uma porta de vidro vitrocerâmico que não deixa que o ar quente se disperse desnecessariamente.
Além disso, os recuperadores de calor a lenha não são as únicas opções disponíveis no mercado.
Recentemente, têm-se tornado cada vez mais conhecidos os recuperadores de calor a água e até a ar!
Que cuidados acrescidos devo ter para uma casa mais quente?
Principalmente para quem recorre a métodos de aquecimento como recuperadores de calor a lenha, lareiras ou aquecimento eléctrico, não se contentando com a temperatura ambiente mais desagradável durante o Inverno, há determinados cuidados que podem ser adoptados para manter o calor dentro de casa.
Estes são apenas dois dos principais:
1. Mantenha as janelas fechadas e isoladas- a troca de ar frio do exterior com a troca de ar quente do interior não lhe convém, certo? Então, ter as janelas fechadas impede a circulação do ar e a sua renovação desnecessária - o que não quer dizer que não deva arejar as divisões, mas tente não fazê-lo depois de ligar a lar. 2. Cortinados e estores também ajudam a manter a temperatura. 3. Canalizar o ar quente através de condutas ou outros meios que o levem até outras divisões - porque os recuperadores de calor a lenha podem aquecer muito mais do que uma divisão da casa, poderá optar por instalar estruturas que façam o ar circular desde a câmara de combustão até outras zonas, aproveitando todo o calor ao máximo.