Em breve, o Inverno chegará em força.
As primeiras chuvas e brisas mais frescas já começam a sentir-se e torna-se uma preocupação cada vez mais premente preparar a casa para dias mais frios.
E por que não investir na instalação de recuperadores de calor? Além de incluírem todos os benefícios de uma lareira tradicional, ainda permitem canalizar o calor para o resto da casa.
Podendo escolher, ainda por cima, um design à sua escolha, a combinar com o ambiente do seu lar, de certeza que já não restam quaisquer dúvidas acerca de como se prevenir antes que o Inverno chegue!
Com tantos modelos de recuperadores de calor a lenha, o mais difícil será escolher apenas um!
5 curiosidades sobre recuperadores de calor: saiba o que são e como funcionam!

1. Os recuperadores de calor são equipamentos que permitem não só aquecer uma divisão, como também são capazes de o fazer nas restantes divisões da casa. Principalmente quando são instalados de raiz durante a construção de uma casa, é possível criar de imediato um sistema de condutas que transportem a temperatura ao longo de todo o espaço, rentabilizando ainda mais a energia. 2. A instalação de recuperadores de calor, à semelhança da maioria das lareiras, é feita dentro de uma parede. Por isso, não há desperdício de área útil. 3. Por outro lado, os recuperadores são bastante diferentes das lareiras. Em comparação com estas últimas, o rendimento dos primeiros é 60% mais elevado, sendo toda a energia libertada pela combustão aproveitada. Isto também é proporcionado devido a serem de ferro fundido, mas revestidos por material cerâmico refractário no interior, e devido à sua porta de vidro vitrocerâmico. Deste modo, um recuperador torna-se uma espécie de câmara de combustão hermética. 4. Há recuperadores de calor a lenha, a Pellets, a gás e até eléctricos. Ter tantas alternativas pode levar a alguma indecisão, mas em caso de dúvida há sempre especialistas nas lojas e guias escritos acerca do assunto, pelo que a variedade é apenas mais um benefício. 5. Ao contrário das lareiras, a instalação de recuperadores de calor não obriga a construir uma chaminé. Na verdade, é apenas necessária uma abertura com cerca de 8cm, o suficiente para a entrada e saída de ar. Também resguarda a divisão do fumo, do cheiro e das cinzas. Quando fizer questão de ver as chamas arderem, ouvir o crepitar do fogo, sentir o odor da resina e da madeira ou inalar um pouco do aroma que lhe faz lembrar a sua infância, basta abrir a porta de vidro quando quiser.
Em suma, a instalação de recuperadores de calor é mais rentável por terem um sistema mais eficiente que o das lareiras tradicionais, sem causar tanto impacto ambiental, não só evita um gasto desnecessário de electricidade com aquecedores eléctricos, assim como permite aderir às últimas tendências do design de interiores.