Artigo atualizado a 19 de maio de 2023. Procura uma solução de aquecimento, mas quer evitar as Lareiras tradicionais e abertas? Instalar uma Salamandra pode ser uma boa decisão, quer pelo seu modo de funcionamento simples quer pelas várias vantagens associadas. Mas, antes de decidir substituir uma Lareira por uma Salamandra, certifique-se que toma uma decisão consciente. Para facilitar este processo, preparámos este artigo, onde explicamos:
- O que distingue o funcionamento de uma Salamandra do de uma Lareira;
- Quais são as vantagens de uma Salamandra em relação a uma Lareira;
- Como pode substituir uma Lareira por uma Salamandra.

O que diferencia uma Salamandra de uma Lareira clássica?
Uma Lareira clássica é um sistema aberto que conta com duas partes fundamentais:
- uma câmara de combustão aberta: onde ocorre a queima do combustível e por onde se transmite o calor;
- uma chaminé: por onde se evacuam os fumos e outras partículas nocivas que resultam da combustão.
A forma como uma Salamandra produz aquecimento é diferente, pelo facto de ser como uma caixa fechada. A câmara onde ocorre a combustão é vedada por uma porta em vitrocerâmica. Depois, o ar quente produzido é espalhado para o ambiente através desse vidro e pelos dutos próprios integrados no aparelho.
Da estrutura das Salamandras faz ainda parte um canal de exaustão de fumos e gases, com ligação ao exterior, que também serve para receber o oxigénio necessário para a combustão. Atenção: também há Lareiras fechadas e protegidas por um vidro. No entanto, são os sistemas abertos e tradicionais que mais se diferenciam das Salamandras.
Quais são as razões para substituir uma Lareira tradicional por uma Salamandra?
Por se tratarem de aparelhos de aquecimento vedados, as Salamandras apresentam diversas mais-valias, em comparação com as Lareiras tradicionais abertas. Veja quais são:
1. Variação do combustível
As Salamandras podem funcionar com dois tipos de combustível:
- A lenha: para quem prefere um estilo mais tradicional que se aproxima das Lareiras abertas;
- A gás: para quem deseja um aparelho mais moderno e ecológico.
Isto permite alargar as possibilidades de escolha, consoante as necessidades e preferências de cada pessoa. As Lareiras abertas, pelo contrário, só funcionam a lenha, limitando as opções. a Lenha
2. Distribuição mais eficiente do calor
As Salamandras podem ser colocadas fora da parede, melhorando a disseminação do ar quente. Além disso, comprar uma Salamandra, como é o caso dos modelos Cristal, da marca Chama, oferece a possibilidade de ter sistemas de ventilação integrados, o que facilita a dispersão do calor para mais zonas. O ar quente que uma Lareira aberta emana está mais circunscrito ao espaço onde está instalada.

3. Facilidade de instalação
Como vimos, uma Salamandra precisa de uma saída de fumos para o exterior. Como esta produção de fumos é mínima, a chaminé pode ser dispensável, bastando uma conduta horizontal através da parede para garantir o uso seguro do aparelho. Este fator faz com que a instalação seja mais simples.
Já uma Lareira aberta, por precisar de chaminé, pode exigir mais trabalho para a sua construção.
4. Rendimento superior
Com a combustão a ocorrer num sistema mais controlado de contenção de energia, o calor que as Salamandras geram é mais bem aproveitado e rentabilizado. Aparelhos como Mini Noir, da Viking, têm um rendimento de 83% e Classe A+. Em comparação, uma Lareira perde mais calor que uma Salamandra, pois escapa com facilidade para o exterior, pela chaminé. Portanto, o rendimento é também inferior.

5. Segurança mais elevada
Com a câmara de combustão vedada, a projeção de partículas quentes deixa de existir com as Salamandras, desde que a porta seja bem fechada. Assim, o risco de incêndio e de queimaduras diminui. Com as Lareiras abertas, a probabilidade de saltarem fagulhas do fogo é maior e a dispersão de fumos e cheiros no espaço também é superior, o que acaba por comprometer a sua segurança.
6. Compactação do aparelho
As Salamandras são equipamentos compactos, que cabem nos mais diversos recantos. Um dos exemplos é o modelo Cristal 69 da Chama, visto que pode dispensar a base. Uma Lareira aberta acaba por ter uma estrutura maior e exige mais espaço, contando com o corpo da própria Lareira e com a chaminé. Este grande tamanho também pode encarecer o seu preço e ainda reduzir o calor produzido.

7. Manutenção mais simples
O facto de evacuarem os fumos para o exterior e de produzirem poucas cinzas faz com que as Salamandras sejam fáceis e rápidas de limpar, após o seu uso. Ao escolher uma Salamandra da Séguin, como o Miro 3, esta manutenção é ainda mais simples, visto que dispõe de sistemas de limpeza do vidro. A higienização é mais demorada nas Lareiras abertas, pois formam-se mais cinzas e há libertação de fumo para o interior.

Como pode substituir uma Lareira por uma Salamandra?
As Salamandras são sistemas independentes, pelo que, na maioria dos casos, é só dispô-las no local mais adequado, com as ligações e condições de ventilação certas.
Todavia, saiba que também é possível instalar uma Salamandra numa Lareira, se já tiver esta estrutura, desde que exista espaço suficiente. Nesse caso, pode aproveitar a chaminé existente para criar um sistema de exaustão de fumos adequado.

- Aproveitar uma estrutura pouco utilizada;
- Poupar trabalho com a construção de novas condutas;
- Beneficiar das condições de isolamento já existentes na Lareira.
Substitua a sua Lareira por uma Salamandra com a ajuda da Pedra e Decoração
Agora já sabe porque as Salamandras podem ser boas opções, no caso de querer fugir às Lareiras abertas. Caso decida que são a solução certa, recomendamos procurar apoio especializado na área para selecionar o melhor modelo. Os profissionais da Pedra e Decoração são experientes no mundo dos sistemas de aquecimento. Por isso, disponibilizam ajuda para escolher a melhor Salamandra para a sua situação e necessidades. O apoio estende-se ao ato da compra. Temos ao dispor diversos modelos de aparelhos, das melhores marcas, que lhe permitem adquirir produtos de excelência. Contacte-nos e aproveite os benefícios das Salamandras.