Porquê optar por recuperadores de calor a pellets?
Pellets de madeira – ou simplesmente pellets – são cilindros compactados de serragem de madeira, com poucos centímetros de comprimento, concebidos a partir do processamento da madeira e da reciclagem de resíduos. Por este motivo, os recuperadores de calor a pellets oferecem variadas vantagens do ponto de vista ambiental, comparando com os tradicionais recuperadores de calor a lenha, visto que, por exemplo, evitam o abate de árvores. Além disso, são equipamentos práticos, porque não necessitam da chaminé tradicional, podem ser instalados em qualquer local, além de que basta carregar num botão para iniciar a ignição da madeira. Mas há mais vantagens dos recuperadores de calor a pellets: calcula-se que, por ano, um cliente consome, em média, uns 20 sacos de pellets (o que equivale a 300 kg). A lembrar que os pellets são um tipo de madeira que está isento de humidades e resinas, o que permite uma combustão quase total.
Recuperadores de calor a pellets: aquecimentos para todos os gostos!

Para além de todas estas vantagens dos recuperadores de calor a pellets, estes aquecimentos, assim como as lareiras e as salamandras a pellets, podem surpreender-nos com as suas qualidades estéticas que não passam despercebidas para ninguém! Há aquecimentos para todos os gostos. Se quer que a sofisticação seja a imagem de marca da sua casa, recomendamos-lhe o equipamento Fusion Glass : este modelo da SKIA marca a diferença por ser um aparelho a fogo, completamente revestido a vidro. Já o equipamento Fusion Natural é perfeito para ambientes modernos com um toque rústico. Sugerimos também o Eclypse Up. Com influências escandinavas, este aparelho a lenha adapta-se a todos os tipos de espaços interiores, sempre com muita classe, simplicidade e minimalismo. Destaque ainda para lareiras a pellets disponibilizadas pela empresa Pedra e Decoração que se distinguem principalmente pelo seu requinte. Um exemplo dessas lareiras a pellets é a Tower Up, um modelo cúbico, inspirado pelas famosas Torres Gémeas, com linhas elegantes, graves e limpas.
Cuidados a ter com os recuperadores de calor a pellets
Apesar de ter tantos benefícios, e de ser extremamente agradável para os nossos olhos, há alguns cuidados que devemos ter em conta para a manutenção dos recuperadores de calor a pellets. Sabia, por exemplo, que nas duas primeiras vezes que acender o recuperador, liberta-se um cheiro e névoa intensos, visto que o equipamento é novo? Além disso, deverá utilizar periodicamente produtos de limpeza química para as condutas de fumos. É igualmente necessário ter alguma atenção na altura de comprar os pellets, o que é essencial para a boa manutenção dos recuperadores de calor a pellets. Por exemplo, é aconselhável que antes de adquirir uma grande quantidade deste tipo de madeira teste um ou dois sacos (15 a 30kg) para se certificar de que é o ideal para o seu equipamento e que tem alguma qualidade. Por outro lado, a qualidade dos pellets mede-se pela quantidade de calor que emitem e pela quantidade de resíduos que deixam no seu queimador ou cinzeiro (pequeno depósito onde ardem os pellets). Quanto menos resíduos ou cinzas os pellets deixarem, melhor. Finalmente, é aconselhável que este tipo de madeira seja armazenado num local seco.