Os revestimentos em pedra deixaram de ser um exclusivo da construção exterior. Cada vez mais estes elementos são usados no interior das habitações, para criar ambientes e cenários arquitetónicos diferentes. A moda de decoração de uma parede da sala ou de um hall veio para ficar e as pedras são muito procuradas não só para revestir lareiras e recuperadores de calor, mas também para forrar paredes inteiras. Esta perceção da tendência de usar revestimentos naturais nas paredes valeu a um ex-aluno da Universidade do Minho um prémio por desenvolver um material decorativo que é também ecológico, pois aproveita os desperdícios da indústria do mármore. O projeto chama-se «Marcrete» e é da autoria de Luís Esteves. De facto, a sua beleza transformou a pedra em objeto de decoração, sendo usada numa infinidade de opções. Os apreciadores deste produto consideram que o revestimento em pedra é ótimo para criar um ambiente de natureza no interior da habitação.
Os revestimentos em pedra têm mais vantagens para além da componente estética

As mais-valias da pedra são inúmeras e não se limitam ao lado decorativo. Este material é muito resistente e a sua durabilidade está comprovada, pelo que tem a garantia que os revestimentos em pedra vão durar muitos anos. Outra vantagem é que exigem pouca manutenção. Por isso, pode renovar a sala ou outra divisão sem grande esforço e com a certeza de que não terá muito trabalho na limpeza (embora tenha que ser feita com regularidade) ou recuperação. O revestimento em pedra tem ainda outros benefícios, como o facto de que o mesmo tipo de pedra pode ser aplicada no interior ou exterior da habitação. Isto porque tem características únicas, como a resistência à intempérie, ao fogo e à água. A pedra é muito usada no interior do país porque ajuda a refrescar a temperatura das casas, especialmente em localidades onde o calor é muito intenso. Junto ao litoral, começou-se a apostar nos revestimentos em pedra devido ao seu lado estético, pois combina muito bem em ambientes com pouca iluminação, dando um toque de sofisticação à decoração de uma sala, um corredor, um quarto ou simplesmente uma lareira.
O revestimento a pedra tem muitos usos
As paredes interiores são sem dúvida o local preferido dos proprietários quando pensam em revestimentos em pedra. Como ajudam a criar ambientes elegantes, estas pedras são aplicadas tanto em decoração tradicional como contemporânea. A iluminação do local vai ditar o efeito final. A pedra é aplicada em espaços multidisciplinares, como salas, quartos, cozinhas ou casas de banho. Já quando usadas no revestimento exterior são ótimos elementos decorativos em varandas e nas entradas das vivendas. Na hora de escolher o tipo, cor e tamanho do revestimento a pedra, o mais indicado será consultar um arquiteto ou designer de interiores, para avaliar o que melhor se adapta ao efeito que pretende. Também nas lojas da especialidade poderá encontrar profissionais que o aconselhem sobre a melhor pedra para o ambiente que quer criar. É ainda necessário avaliar o local onde vai aplicar o revestimento para perceber quais os materiais que melhor se adaptam à parede. Antes de se decidir por revestimentos em pedra tenha em consideração as seguintes indicações:
- Pedras grandes – são ótimas para paredes exteriores e para decoração onde pretende criar um ambiente mais rústico e imponente.
- Pedras pequenas – se tiverem baixo relevo são uma ótima solução para ambientes sofisticados, contemporâneos e decoração mais suave.