Num churrasco entre amigos, as refeições tendem a ser mais descontraídas, mas, ainda assim, é possível promover um convívio saudável, pelo bem da sua saúde. Para isso, precisa apenas saber como usar o Barbecue para ter uma alimentação mais equilibrada. Desengane-se quem pensa que um churrasco saudável implica ter de deixar de lado os alimentos que prefere. Existem muitas opções de deixar água na boca, capazes de surpreender. Quer saber tudo? Continue a ler e descubra algumas formas de fazer do Barbecue um aliado da sua saúde.
5 Conselhos sobre como usar o barbecue para ter uma alimentação saudável

1. Escolha bem a carne e saiba como a preparar
Um churrasco saudável está longe de deixar de lado a carne, até porque é rica em proteínas, nutrientes e vitaminas, além de uma grande fonte de energia. Todavia, deve ser consumida em quantidades moderadas, dando preferência a produtos frescos e não processados. Mais: pode optar pelas carnes brancas, como frango ou peru, pois têm menos gordura saturada.
Como cozinhar a carne de forma mais saudável no Barbecue?

Já vimos que o processo começa na escolha da carne, mas existem algumas práticas sobre como preparar o Barbecue e os alimentos que pode adotar, como por exemplo:
- Retire toda a gordura visível ou a pele;
- Pré-cozinhe a carne para ajudar a separar a gordura invisível a olho nu;
- Reduza o tempo de confeção e as altas temperaturas para evitar queimar a carne, de forma a diminuir os hidrocarbonetos e outros compostos prejudiciais à saúde;
- Espere que o Barbecue aqueça o suficiente para cozinhar uniformemente a carne;
- Corte a carne em pedaços para cozinhar mais rápido, diminuindo o tempo de confeção;
- Aposte nas marinadas para reduzir no sal e dar sabor - com gorduras mais saudáveis (azeite, vinagre balsâmico, iogurte natural, limão ou molho de soja), ervas aromáticas e especiarias, como pimenta branca ou preta, orégãos, cebolinho, alho, cebola, tomilho, folhas de louro, entre outros;
- Faça espetadas, intercalando pedaços de carne com vegetais ou fruta.
2. Aposte no peixe e cozinhe-o adequadamente
Os peixes são ricos em vitaminas, proteínas e gorduras boas, como a ómega 3, pelo que incluí-los no churrasco beneficia a sua saúde. As opções são imensas: sardinha, carapau, cavala, salmão, robalo, dourada, atum em postas, e muitos mais. Procure adequar o tamanho do peixe à intensidade do calor e tempo de confeção. Mas atenção: tal como a carne, deve evitar cozinhar demais o peixe, pois isso diminui a sua qualidade nutricional. Como alguns cozinham rápido, a atenção deve ser redobrada.
Nos barbecues a gás, a tarefa de adequar o calor e o tempo de confeção às características do produto é facilitada devido à maior precisão no controle da temperatura.
3. Inclua vegetais e frutos para uma alimentação mais variada
O arroz, batata ou pão são os típicos acompanhamentos num churrasco, mas os vegetais podem ser excelentes substitutos, tornando a refeição mais rica do ponto de vista nutricional e menos calórica. Pode incluí-los no prato ou fazer espetadas, por exemplo. Uma vez que libertam pouca gordura, deve pincelar a grelha com o óleo que preferir, para evitar que colem à superfície quente. Cozinhe-os a média-baixa temperatura, evitando que percam o sabor e os seus valiosos nutrientes. Além disso, quanto mais ricos em água, mais rapidamente se queimam. Um conselho: corte-os em pedaços para que a confeção seja mais homogénea e rápida e enrole-os em papel de alumínio. Dado o seu valor nutricional, pode servi-los até como prato principal, em alternativa ao peixe ou carne. Pode ainda acompanhar a refeição com saladas de tomate, pepino, cebola, alface e cenoura, por exemplo. Quanto às frutas, o limão, a laranja ou as castanhas são perfeitas para acompanhar.
Escolha os produtos consoante a estação
Beringela, espargos, abóbora, curgete, cenoura, couve – são muitas as opções. Mas deve escolhê-las de acordo com a época do ano em que crescem, de forma a aproveitar ao máximo as suas propriedades nutricionais. Veja exemplos:
- Primavera: beterraba, cenoura, espargos e alho francês;
- Verão: funcho, curgete, pimentos e beringela;
- Outono: beterraba, castanhas e abóbora;
- Inverno: chicória e couve roxa.
4. Faça molhos mais saudáveis
Em alternativa aos tradicionais molhos de maionese ou barbecue, pode optar por opções mais saudáveis e naturais, como o limão ou laranja, por exemplo. Além disso, pode inovar e fazer o seu próprio molho light com iogurte natural ou outros ingredientes.
Alguns Barbecues a Gás têm funcionalidades próprias para a preparação de molhos, o que é bastante prático.
5. Prefira fruta na sobremesa
Laranja, ameixa, melancia, abacaxi, maçã, pêra, manga, banana – é só escolher. As frutas são as verdadeiras aliadas da alimentação saudável no que toca à sobremesa, seja em fatias, inteiras ou em espetos. Pode grelhar e comer ao natural ou adicionar toppings, como canela, mel ou iogurte magro, por exemplo. O tempo de confeção varia consoante o tamanho da porção e a presença ou ausência de casca, mas, de modo geral, deixe-as pouco tempo na grelha, apenas o suficiente para ficarem douradas.
Como um Barbecue a gás ajuda a trazer saúde para a sua mesa
A forma mais fácil de seguir os conselhos que demos e garantir uma alimentação mais saudável é com a ajuda de um Barbecue a Gás. Estes equipamentos permitem regular melhor a temperatura e controlar com maior precisão a preparação dos alimentos. A distribuição de calor pela grelha é uniforme e, por isso, são perfeitos para cozinhar de forma saudável, pois o processo é ajustado de acordo com o produto, sendo possível optar por mais do que um método de confeção. Além disso, são práticos, fáceis de utilizar e o tempo de preparação do churrasco é menor quando comparado com um barbecue a lenha, por exemplo.
5 vantagens de um Barbecue a Gás:
- Mais práticos: a ignição automática facilita a sua utilização, bem como os sistemas de limpeza incorporados;
- Mais limpos: a emissão de fumo é bastante reduzida e por isso produzem menos odores desagradáveis e dispensam uma saída de ar. Além disso, por não é necessário limpar as cinzas, sendo mais fácil manter o espaço limpo e arrumado;
- Portabilidade: são portáteis e ideais para espaços mais reduzidos devido à sua dimensão;
- Mais amigos do Ambiente: em comparação com o carvão, o gás produz menos monóxido e dióxido de carbono;
- Mais seguros: a possibilidade de controlar a chama contribui para uma maior segurança.
Modelos de Barbecue a Gás
Apresentamos, a seguir, dois modelos de Barbecues a Gás, da marca australiana Beefeater, que facilitam o desafio de ter uma alimentação mais saudável todos os dias.
Beefeater S1100E 5 Burner BBQ
Com uma estrutura robusta e bastante sólida, este Barbecue a Gás de encastrar apresenta uma campânula para assar com visor e protecção antiferrugem, o que garante uma maior durabilidade e resistência. Possui, ainda, um sistema de vaporizador e ignição quartzo integrada.

Beefeater SL4000S 6 Burner BBQ Trolley
Feito para durar, este Barbecue a Gás com trolley é o sonho de quem gosta de cozinhar. Além do design funcional e aparência elegante com que a marca australiana já nos habituou, este equipamento é construído em aço inoxidável. Entre as suas características, destacam-se os queimadores de ferro fundido, janela de visualização, sistema limpa gorduras fácil, grelha em ferro antiferrugem e uma campânula para assar com dupla capa de aço inoxidável.

especialistas experientes da Pedra e Decoração que conhecem as características e o funcionamento de cada equipamento. Com o apoio técnico e o barbecue certo, será capaz de confecionar refeições mais saudáveis e saborosas. A sua saúde vai agradecer!