Quais são os ingredientes de um exemplar barbecue saudável?
Nunca julgou ser possível ler numa mesma frase as palavras «barbecue» e «saudável»? Então, desengane-se: estas refeições ao ar livre podem ser uma arma extremamente útil para assegurar a sua saúde e bem-estar. O segredo reside na escolha dos alimentos (e dos temperos) que deverão ser cozinhados, bem como no barbecue ideal para preparar a sua refeição. É sempre importante lembrar que as gorduras saturadas, existentes sobretudo em enchidos e nas carnes vermelhas (os típicos ingredientes de qualquer churrasco), estão relacionadas com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e até de alguns tipos de cancro. Bem como as gorduras vegetais hidrogenadas (localizadas em margarinas, fritos ou bolachas), que são igualmente prejudiciais para a nossa saúde.
Há inúmeras vantagens em consumir peixe num barbecue saudável. No caso dos peixes brancos ou azuis, estes alimentos são ricos em ácidos gordos essenciais (ómega 3), que diminuem os elevados níveis de colesterol e são fundamentais para um bom funcionamento do cérebro. Caso prefira outros produtos, fique a saber que o atum, o salmão e a sardinha são uma óptima e saudável alternativa.
Porém, se nunca consegue resistir a um bom prato de carne, esteja à vontade e prove sem culpas um barbecue saudável repleto de carnes brancas. É que este tipo de produtos, como o peru ou o frango, contam com um menor teor de gordura, em comparação com as carnes vermelhas.
Quanto aos temperos, reduza a quantidade do sal, um ingrediente que, quando é consumido em excesso, pode provocar hipertensão, doenças cardiovasculares e retenção de líquidos.
Sabia que os barbecues a gás são extremamente ecológicos e cómodos?

Caso queira assegurar que o seu churrasco, para além de ser saudável, também é um excelente exemplo de uma refeição «amiga do ambiente», o melhor é mesmo optar por cozinhar os seus pratos através de barbecues a gás.
Na verdade, este tipo de equipamentos evita a libertação de cinzas ou de outras partículas resultantes da queima da lenha ou do carvão.
Realmente, os barbecues a gás têm um óbvio e importante papel na preservação do ambiente ao evitar a utilização do carvão o que, por sua vez, reduz a libertação desses resíduos poluentes tanto para a atmosfera como para o solo. Sendo assim, os barbecues asseguram a manutenção de um espaço limpo e asseado.
Por outro lado, os barbecues a gás são exemplarmente cómodos, uma vez que permitem que cada utilizador consiga regular o nível da chama e até mesmo interromper ou reiniciar o churrasco.
Trata-se ainda de uma solução mais económica, uma vez que o custo do gás é tendencialmente inferior ao do carvão.