Qual é o valor dos recuperadores de calor a lenha, para além do aquecimento?
Um inverno nunca seria o mesmo sem um bom recuperador de calor a lenha no centro da nossa sala de estar! Afinal de contas, este tipo de aquecimentos distingue-se pelo seu trabalho eficiente, embora tenha outros valores que se prolongam para além da sua importante funcionalidade.

Por exemplo, aqueles que são mais sensíveis a uma decoração de qualidade acabam por encarar uns recuperadores de calor a lenha como um objeto de extremo valor estético. E o mercado tem respondido a essas necessidades.
Portanto, os proprietários de casas onde se privilegia um ambiente mais rústico têm tendência a adotar aquecimentos repletos de materiais, como pedra, que contribuem para essa decoração tradicional.
Por outro lado, os recuperadores de calor a lenha também são um precioso elemento decorativo para todos os que preferem ter uma casa com elementos mais sofisticados.
É por isso que tem surgido uma vasta gama de equipamentos com um toque moderno, tão visível quer nas suas linhas, quer nas suas cores sóbrias.
De resto, deve-se destacar que os recuperadores de calor a lenha contam igualmente com uma certa conotação romântica. Aliás, é bastante comum que os momentos de partilha mais importantes de uma família sejam vividos junto deste tipo de lareiras!
Os 4 principais cuidados na utilização de recuperadores de calor a lenha
Se por um lado é verdade que os recuperadores de calor a lenha têm muito valor para além da sua óbvia função de aquecimento, por outro também é certo que este tipo de equipamentos obriga a uma série de cuidados especiais.
1. Antes de acender os recuperadores de calor deve verificar se a chaminé está desobstruída, visto que este é o local preferido pelos pássaros para fazerem os seus ninhos.
2. Além disso, a lenha perfeita é seca. Afinal, a lenha molhada provoca muito fumo e não dá brasa. Tanto melhor se conseguir guardar a lenha de um ano para o outro num lugar coberto e ventilado. 3. Verifique igualmente se o recuperador de calor não está próximo de tapetes, carpetes e de materiais sintéticos ou de algodão, devido ao risco de incêndio. Por esse mesmo motivo, é aconselhável que o mobiliário não esteja demasiado perto desta fonte de aquecimento.
4. Enquanto estiver a iniciar o fogo, lembre-se de que este tipo de equipamento não é o melhor local para desenvolver labaredas muito altas: o objetivo é obter brasa, que gera o calor. Logo, é preferível alimentar o fogo aos poucos do que encher o recuperador de calor com muita lenha de uma só vez.
Além disso, use gravetos, um pão velho embebido em álcool ou outra solução prática para atear o fogo. É inteiramente desaconselhável o uso de derivados de petróleo e um abuso na quantidade de álcool.
Na Pedra e Decoração, há recuperadores de calor a lenha para todas as casas. Conheça-os! »